top of page

Com linhas de crédito atrativas, idosos veem inadimplência disparar

Segundo informações do Serasa, a inadimplência entre os idosos foi a que mais cresceu nos últimos três anos.



Em tempos de crise, é inevitável não falarmos de inadimplência, e fizemos um levantamento para entender o cenário dos idosos dentro desse contexto de crie nacional.

A inadimplência cresce mais entre os idosos, do que nas pessoas mais jovens, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Entre a população de 65 a 84 anos, a inadimplência subiu 9,56% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2017. Foi o maior aumento entre todas as faixas etárias – a alta foi de apenas 1,69% entre os consumidores de 30 a 39 anos, por exemplo.


Fatores causadores de inadimplência na terceira idade.

Existem vários fatores que pesam no endividamento dos idosos. Um deles é a própria redução do rendimento, já que a maioria passa a depender exclusivamente da aposentadoria do INSS, quase sempre de apenas um salário mínimo, ou geralmente inferior aos proventos que recebia antes de se aposentar. Mesmo ganhando pouco, muitos idosos passam a ser responsáveis pela renda da família, ou no auxilio ao pagamento de contas, pois os outros membros foram afetados pelo desemprego, oriundo da crise. Para compensar, alguns pegam empréstimo consignado (com desconto direto no benefício), o que acaba reduzindo ainda mais o valor que sobra da aposentadoria. Essas linhas de crédito com juros mais baixos, apesar de ajudarem o idoso no primeiro momento, acabam reduzindo sua margem e poder aquisitivo mensal, por isso é fundamental que o idoso não se deixe levar, pela tentação dos juros baixos e tenha total controle das suas finanças, evitando assim uma possível inadimplência ou aperto maior. Outro fator determinante são os aumentos com custos relacionados à saúde e bem-estar. Planos de saúde ficam mais caros, com base em tabelas progressivas, e a eventual necessidade de aumento no uso de remédios.


Como o mercado analisa os clientes? Muito comum o mercado atribuir a cada cliente consumidor, uma espécie de nota, chamada de score de crédito ou rating. Assim qualquer empresa consegue distinguir se aquele cliente que está negociando, tem um bom histórico no mercado ou não.

O score do consumidor pode cair por diversas razões, a mais comum é a inadimplência. De acordo com o Serasa, a falta de atualização de dados pessoais também pode prejudicar a pontuação.

Para aumentar o score, o Serasa indica que o consumidor faça o Cadastro Positivo, plataforma que usa o histórico de pagamentos para construir a boa reputação.

O mais importante é manter as contas em dia e estabelecer um bom planejamento financeiro.


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page