top of page

A importante profissão de Cuidador

Nesse artigo, abordaremos sobre a formação de Cuidador e seu acompanhamento diário aos idosos. Convido-lhes a uma breve leitura e reflexão sobre o tema.

Esse profissional tem a principal função de cuidar de um determinado idoso, dessa forma, ele deve atender as necessidades como: higiene, alimentação, remédios e etc. Além disso ele cumpre o papel de amigo, que conversa, escuta, da risada e que se emociona. Como não criar laços de afeto com uma pessoa que você cuida diariamente?

Nos dias de hoje, a profissão de cuidador de idosos está crescendo muito, porque devido a rotinas intensas estabelecidas por muitas famílias, muitos familiares acabam não dispondo do tempo que gostariam, para dar atenção ao parente idoso. Rotina acelerada de trabalhos, obrigações domésticas, distancia entre as residencias do familiar e do idoso, entre outros fatores.

Por isso, o cuidador pode passar o dia todo com o paciente e até dormir na casa da família (dependendo do tipo de plantão contratado); tudo depende do acordo que for feito com os parentes.

É função do cuidador dar banho, trocar fralda, se necessário, trocar a roupa, ajudar na hora de tomar os remédios e outros afazeres que devem ser determinados pela família.


A Ética Profissional e os Cuidadores

Seguindo os princípios da ética profissional, são deveres do cuidador de idosos:

- Respeitar o direito do idoso em relação à sua privacidade e pudor; - Defender que o cuidar do idoso não é cuidar de máquinas ou objetos que controlam, ou alguma coisa sem vontade e desejos próprios; - Aceitar as limitações e a dependência do idoso; - Aceitar os valores religiosos dos idosos; - Ser solidário com os idosos; - Identificar o idoso pelo nome.


Qualidades físicas e intelectuais Deve ter boa saúde física para ter condições de ajudar e apoiar o idoso em suas atividades de vida diária. Da mesma forma, deve ter condições de avaliar e tomar decisões em situações de emergência que necessitam de iniciativas e ações rápidas. Capacidade de ser tolerante e paciente Deve compreender os momentos difíceis que a família e a pessoa idosa podem estar passando, com a diminuição de sua capacidade física e mental, de seu papel social, que pode afetar seu humor e dificultar as relações interpessoais. Capacidade de observação O cuidador deve ficar atento às alterações que a pessoa idosa pode sofrer, tanto emocionais quanto físicas, que podem representar sintomas de alguma doença.

A Vivaz monitora junto com o cuidador essas alterações, através de relatórios diários, para que possamos alertar os parentes e providencias quando necessário. Qualidades éticas e morais O cuidador precisa ter respeito e dignidade ao tratar a pessoa idosa e nas relações com ele e com sua família. Deve respeitar a intimidade, a organização e as crenças da família, evitando interferência e, sobretudo, exercendo a ética profissional. Responsabilidade Lembrar sempre que a família, ao entregar aos seus cuidados a pessoa idosa, está lhe confiando uma tarefa que, naquele momento, está impossibilitada de realizar, mas que espera seja desempenhada com todo o carinho e dedicação. Como em qualquer trabalho, a pontualidade, assiduidade e o compromisso contratual devem ser respeitados. Motivação Para exercer qualquer profissão, é necessário gostar do que faz. É importante que tenha empatia por pessoas idosas, entender que nem sempre vai ter uma resposta positiva pelos seus esforços, mas vai ter a alegria e a satisfação do dever cumprido. Bom senso e apresentação O cuidador, como qualquer trabalhador, deve ir trabalhar vestido adequadamente, sem joias e enfeites, que podem machucar a pessoa idosa; deve ir com o cabelo penteado e, se for longo, com ele preso, sem maquiagem forte, pois não está indo a uma festa. As unhas devem estar cortadas e limpas.

Na maior parte dos casos, a família cuida com dedicação e afeto de seus familiares, atendendo assim as suas necessidades. A ajuda das famílias é, em princípio, a melhor que se pode oferecer aos idosos. Receber essa ajuda proporciona segurança às pessoas idosas. Entretanto, aqueles que cuidam de seus idosos nem sempre estão preparados para realizar essas tarefas e lidar com as tensões e os esforços decorrentes do cuidar.

Por tanto, muitas vezes o papel do cuidador se torna fundamental nesse processo de auxilio diário. Em suma, cuidar do idoso implica muitas e variadas atividades. É difícil assinalar quais são exatamente essas tarefas, pois depende de cada família e de quem é cuidado.



~ Vivaz Cuidadores de Idosos ~

Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page